terça-feira, 10 de maio de 2011

Ajuste na gaxeta

Minha experiência na manutenção de gaxeta “me parece” vasta. Afinal, já li algumas dicas no fórum da Revista Náutica e já “fucei” nisso tantas vezes!... Na verdade foram só três vezes....e não tá bom??
Claro que não, pois ainda por cima na primeira vez o Zé, do Veleiro Caruana (praticamente um especialista), foi me dando as dicas, do tipo: ai tá bom! 
Sábado eu ia trocar a gaxeta, mas percebi que a peça que segura e empurra a gaxeta ( o "barbante" que serve de vedação) no lugar ainda podia ser ajustada. Foi o que eu resolvi fazer.

Depois de algumas voltas nas porcas e contra porcas, que ficam em cada lado do suporte, bateram aquelas dúvidas básicas:
 - Qual o risco de apertar mais um lado do que o outro?
São dois para fusos que seguram a gaxeta. Não sei ao certo, mas lembro de alguém dizer que esta peça fica muito justa no eixo da hélice. Tanto que, quando trocar a gaxeta tem sempre de por um pouco de graxa no eixo. Na hora de apertar, faça um pouco de cada lado. Igual quando troca o pneu furado do carro que tem de ir apertando os parafusos da roda alternadamente (... alguém ai ainda faz isso?!?!)

Tem até um modo certo de cortar a gaxeta.
- E como saber o quanto apertar?
Isso é o que me deu realmente preocupação. Dizem que tem de pingar, pois a água também  ajuda a lubrificar. Depois que ajustei, liguei o motor e engatei o reversor pra frente e pra traz, seguidas vezes. Percebi uma certa umidade entrando pelo eixo, mas não chegou a pingar. Pronto! Agora não entra mais água no barco. Vai ser bom assim lá nas Canárias!. Será?
Que nada, o risco de você deixar muito apertado, e com pouca água, é não lubrificar e gastar o eixo. Principalmente se a gaxeta for de grafite (ou teflon ?!?!)

Pra fechar: é seguro que pingue água a cada 30 segundos (pois é, todos falam com essa precisão!). Mantenha uma bomba de porão ligada no automático, para drenar o excesso de água. Utilize gaxeta “encebada” que ajuda na lubrificação com o eixo e que pode proporcionar uma melhor vedação sem desgastar o eixo da hélice.

Estamos aprendendo....

Um comentário:

  1. Poque nos veleiros de aço não se usa "alcatrão de hulha" na parte inferior? (abaixo da linha d'agua) como nos navios.

    ResponderExcluir